Para muitas pessoas, medicamento genérico é de má qualidade, aquele que é falsificado. Essa visão não é verdadeira, pois para se tornar um medicamento genérico existe uma enorme burocracia e uma série de teste de bioequivalência e biodisponibilidade, ou seja, o medicamento produz o mesmo efeito que aquele que é referencia (o primeiro a ser lançado e que por direito possui patente por um certo tempo, não sendo permitido durante este periodo a produção deste medicamento por qualquer outra industria, salvo excessões). O medicamento genérico é sim de qualidade, pois são feitos os mesmo testes que foram feitos no medicamento referência, e estes testes são realizados por empresa ou fundação credenciada pelo governo federal, como por exemplo laboratórios de referencia de cada estado. O medicamento genérico portanto, não é só mais barato, ele tem qualidade, pois para ser grafado na sua embalagem o G, é necessario testes que comprovam sua eficacia, sendo portanto, garantido sua qualidade. Alguns relatos dizem que o medicamento genérico não surtiu o efeito como surtiu anteriormente com o referencia. É sugerido que ao iniciar um tratamento, sempre com acompanhamento médico, escolha-se entre referencia ou genérico e mantenha-se o tratamento até o fim com a escolha inicial, pois a mudança sim, pode ocasionar um resultado abaixo do esperado.
Não se alto-medique, consulte seu médico e para maiores dúvidas, consulte seu farmacêutico.